sábado, 26 de fevereiro de 2011

Branco Criativo

Alguns fatores são conhecidos para que apareça o branco criativo:
- Realizar várias tarefas simultaneamente e distrações - Algumas pessoas conseguem lidar bem com isso, realizar várias tarefas ao mesmo tempo com a mesma eficiência sem perda de concentração, porém é inevitável a perda de eficiência. Atender o telefone, ler e-mails, conversar no MSN e realizar outras tarefas paralelas ao projeto principal, pode ser um complicador para algumas pessoas, que vai precisar de algum tempo até recuperar o raciocínio. Algumas pessoas necessitam de uma concentração maior, por isso é aconselhável se “desligar” das distrações que não acrescentam em nada ao projeto. O mesmo acontece quando se está muito focado e não acontece nada, vá procurar uma distração.
- Falta de sono - Uma das boas vantagens de um freelancer é a flexibilidade de horário, podendo fazer sua própria programação. Isso é bom! Porém, acaba por gerar maus hábitos, trabalhos realizados noite a dentro, finais de semana, trocas do dia pela noite. O sono é um verdadeiro assassino de criatividade. Como você pode se concentrar e se inspirar se estiver cansado? O ideal é que se durma bem e acorde com a cabeça e o corpo tranquilos, o rendimento será bem maior.
- Medo de rejeição - Quer ver sua criatividade indo para o espaço, é ficar com receio do que seu chefe ou cliente vão pensar do trabalho. O medo de ousar, de tentar coisas novas vão criar uma barreira enorme pra você passar. A rejeição acontece com todos, é nomal. Ter um trabalho rejeitado também afeta a criatividade. Não há como você agradar a todos sempre. Por isso, não encare a rejeição como algo pessoal, e sim como uma enegia para a superação. Aprenda com a experiência e volte ao trabalho motivado, por mais difícil que isso seja, é melhor do que ficar remoendo o passado.
- Pressões e prazos - Tem como ser criativo sob grande pressão? Tem pessoas que conseguem lidar bem com o stress, outras nem tanto. Pressão é como uma bomba relógio ao seu lado a fazer tic-tac enquanto você trabalha, ou como uma goteira num balde de água enquanto você tenta dormir. Está ali, a todo momento te fazendo lembrar… Não há como trabalhar sem prazo ou pressão, o jeito é saber conviver e se adequar. Se há muito pouco tempo pra realizar o serviço, não invente o que não vai dar conta.
- Ambiente de trabalho - Ter um ambiente de trabalho adequado e bacana é essencial para a criatividade. A música está para o designer assim como a paisagem para um pintor, relaxa e inspira. Tem sala de criação que parece tudo, até com feira, menos sala de criação. É Atendimento discutindo briefing, o cara da contabilidade resolvendo problema de pagamento diversos, chefe discutindo com cliente, o telefone que não para de tocar, pessoal de outros setores que fazem da criação o “ponto de encontro”. Em pequenas agências e escritórios é comum usar a sala de criação conjugada com algum outro setor. A sala de criação não deve ser blindada de agente externos, porém, deve se ter a noção de que alguém deve estar querendo se concentrar…
E se tudo mais falhar, use o branco pra fazer uma bela arte e coloque no seu portfolio.

Fonte: Design com Limão

Nenhum comentário:

Postar um comentário