quarta-feira, 25 de maio de 2011

Como Ser um Designer...

O design se manifesta, principalmente, através de duas qualidades: funcionalidade e estilo. As pessoas sempre associam design ao bom gosto, a algo bem feito. Os melhores recursos que temos para descobrir o design são os nossos sentidos, principalmente os da visão e do tato, empregados no uso do produto ou serviço.

Desse modo, procure apreender, de maneira sensível, tudo aquilo que rodeia o ser humano, já que o designer emprega, embora com finalidades diversas, meios específicos para atingir o homem, seja através da comunicação visual ou através da funcionalidade dos objetos. Tal fato faz com que designer tenha oportunidade para um melhor desempenho profissional, se apresentar aptidões de natureza intelectual como raciocínio abstrato, raciocínio espacial, senso artístico, criatividade e espírito de observação. Assim como para o Programador Visual, essas características são necessárias ao Desenhista Industrial de Produto.

Para ambas as habilitações são necessárias uma boa dose de criatividade, imaginação e muita pesquisa e informação. Entre outros requisitos, o interessado deve dominar o inglês, a informática e conhecer outros idiomas para absorver informações de publicações da área. Também é preciso ser sensível a informações visuais, presentes nas áreas da fotografia, cinema e artes plásticas.

O designer deve ter bastante criatividade, método, disciplina e conhecimento técnico e cultural. Quanto mais se estuda o meio de atuação da área onde ele pretende atuar e se exercita a observação e o olhar crítico, mais recursos se têm para gerar uma solução. Não são necessários grandes conhecimentos de desenho, ao contrário do que muitos pensam. É preciso que se saiba representar e expressar graficamente uma idéia. Como advento de computadores, gerar uma imagem ou ilustração não exige tanta habilidade manual do designer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário